O etanol tem sido a opção de combustível mais vantajosa para os motoristas, tanto do ponto de vista financeiro quanto para a saúde e o meio ambiente. No lado econômico, o álcool tem sido, para os mineiros, alternativa melhor ainda desde março, quando o preço do etanol ficou mais atrativo, enquanto o valor da gasolina foi reajustado.

A queda no preço do álcool aconteceu no ano passado devido a redução do ICMS cobrado sobre o etanol de 19% para 14%. Essa redução foi de encontro a uma política de valorização iniciada na administração do PSDB em Minas Gerais.

Esse é, portanto, um momento de oportunidade para a retomada da indústria sucroalcooleira em Minas Gerais. E, neste momento, a Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig) divulga a campanha “Eu vou de Etanol”.

O importante dessa campanha é conscientizar o consumidor de que, além do preço vantajoso, o etanol traz outros benefícios para todos nós.

Em comparação com a gasolina, reduz em 90% a emissão de gases do efeito estufa e apresenta excelente qualidade. Até mesmo para a saúde, o etanol é benéfico. Seu uso reduz o índice de doenças alérgicas e internações.

Em Minas, a cadeia de produção do etanol também tem grande importância social e econômica, ao empregar cerca de 80 mil pessoas em 150 municípios do interior do Estado.

Para quem quiser checar se o preço do etanol está realmente vantajoso, o site da campanha Vou de Etanol disponibiliza uma calculadora para fazer a comparação.
Com essa opção, estamos ajudando nosso bolso, o meio ambiente, nossa saúde e um importante mercado de trabalho.