Foi entregue hoje, à população, o Polo de Integração do Barreiro, o “Point Barreiro”, um espaço de 45.000m2, onde as pessoas poderão encontrar-se para atividades de lazer, esporte e cultura, bem como para a utilização de serviços públicos de saúde, educação e cidadania que serão ofertados pela Prefeitura e pelo Estado.

O Point Barreiro é uma resultante do projeto “BH Viva”, idealizado pelo deputado federal Rodrigo de Castro, que consiste na ideia de transformar áreas públicas e equipamentos urbanos, abandonados ou semidesativados, em espaços úteis à população.

O projeto nasceu quando o deputado, na época Chefe de Gabinete de Antonio Anastasia na Secretaria de Estado de Planejamento, observou que alguns prédios ou áreas do Estado encontravam-se, há muito tempo, sem utilização ou mesmo abandonados, servindo, às vezes, de esconderijo de bandidos.

Levantamento feito por Rodrigo de Castro, em toda BH, indicou uma possibilidade preliminar de reaproveitamento de cinco áreas/prédios de propriedade do Estado de Minas Gerais: as antigas unidades da FEBEM, no Horto Florestal e no Barreiro; a Fazenda Olhos d’Água; e as antigas sedes do Comando Geral do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Educação e 5º Batalhão da PM.

Do exame da situação jurídico-patrimonial dos bens relacionados e de um estudo mais acurado da viabilidade dos projetos, com base na demanda social e na relação custo/benefício, o que apresentou melhor condição foi o da FEBEM/Barreiro, não só pela amplitude como pela relevância da cobertura social, uma vez que localizado em área bastante populosa e carente de serviços públicos.

De plano, o projeto recebeu o apoio do então Secretário de Planejamento Antonio Anastasia que logo o apresentou ao Governador Aécio Neves que também gostou da ideia e orientou a equipe no sentido de incluí-lo no orçamento dos anos seguintes.

O Estado vivia, à época, a fase I do programa de governo de Aécio Neves, o Choque de Gestão, quando o esforço de todo o governo centrava-se na recuperação das finanças do Estado e no desenvolvimento de programas estruturantes. Com isto, o início da implantação do projeto teve que esperar momento mais propício.

Programada nos orçamentos dos exercícios seguintes, a obra que transformaria aquela antiga sede da FEBEM num espaço de alegria e esperança, foi sendo construída aos poucos e, agora, é entregue à população do Barreiro e de comunidades vizinhas, sob o nome oficial de Polo de Integração do Barreiro, e apelido carinhoso, dado pela população, de “Point Barreiro”.

Muito emocionado, o mentor da ideia, Rodrigo de Castro, falou à equipe de comunicação deste site: “Sinto muita alegria de estar aqui vendo a realidade em que se tornou um dos meus sonhos e uma das minhas lutas. Se, para o cidadão, é gratificante poder fazer alguma coisa pela comunidade em que vive, para mim, como político, é a alegria do dever cumprido, a realização de quem acredita que, somente com resultado que mude e melhore a vida das pessoas, a política tem sentido. Temos que agradecer muito a Aécio Neves e a Antonio Anastasia a crença que depositaram no projeto e o apoio que o transformou em ‘Point Barreiro’ e que vai significar momentos de alegria, de descanso, de aprendizagem e de cidadania para os moradores do Barreiro, e especialmente para os jovens dessa comunidade. Com o point, o Estado e o governo estão mais próximos do Barreiro ”, concluiu Rodrigo de Castro.

Assista:

Crédito foto: Governo de Minas