Ubá, na Zona da Mata mineira, sediou nesta sexta-feira (19), o “Seminário Gestor Municipal: novas conquistas para os municípios”. Cerca de 400 pessoas, entre prefeitos e lideranças municipais, participaram do encontro organizado pelo secretário-geral do PSDB e deputado federal, Rodrigo de Castro, e o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro. O evento contou com as presenças do vice-governador Alberto Pinto Coelho, além de deputados federais e estaduais.

Durante o encontro o deputado federal Rodrigo de Castro falou da importância de promover o “Seminário Gestor Municipal: novas conquistas para os municípios”, na Zona da Mata. Para ele, os encontros são importantes canais de diálogos com os gestores, já que fortalecer a discussão a favor do desenvolvimento regional é o objetivo do evento.

“A base do nosso País são os municípios. Ninguém nasce em uma federação, todos somos filhos dos municípios, por isso, propomos o debate, onde a vida da população, realmente acontece. Aqui, queremos levar conhecimento aos gestores que conhecem o dia-a-dia da administração municipal”, afirmou o deputado.

 Rodrigo de Castro ressaltou, ainda, os problemas que os municípios mineiros estão enfrentando com a captação de recursos, junto ao Governo Federal. Para ele, o método adotado pela Presidente da República, Dilma Rousseff, não atende as demandas das cidades. “Não adianta dar máquinas e deixar os municípios com dificuldades para sanar suas dívidas. As máquinas são importantes, mas é injusto deixar 70% dos recursos concentrados com a União e 30% com os estados, precisamos reverter esse quadro”, defendeu o deputado federal Rodrigo de Castro.

Assista:

Em seu pronunciamento o vice-governador, Alberto Pinto Coelho, parabenizou a iniciativa dos organizadores do “Seminário Gestor Municipal: novas conquistas para os municípios”, Rodrigo de Castro e Dinis Pinheiro. “Estamos aqui, para aprimorar a gestão pública. As presenças dos prefeitos, vereadores e lideranças comprovam o comprometimento com o futuro e a vida dos cidadãos”, ressaltou o vice-governador. Segundo ele, é com a discussão de temas relevantes para a administração dos municípios que a realidade do Brasil será transformada. “Vamos lançar a semente da mudança, somos os verdadeiros agentes de transformação e queremos para o Brasil o exemplo de gestão que temos em Minas Gerais”, defendeu Alberto Pinto Coelho.

O vice-governador lembrou as ações que trazem para Minas Gerais, o reconhecimento nacional e internacional, como o modelo de gestão eficiente lançado na administração do ex-governador Aécio Neves. “É aqui em Minas que temos o futuro da nossa nação espelhado no legado de 10 anos de administração pública eficaz”, disse.

Já o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Dinis Pinheiro, comentou que foi o senador Aécio Neves, que transformou Minas e vai mudar os rumos do Brasil. “A liderança e a sensibilidade de Aécio, com uma parceria ativa com os municípios tem garantido cada vez mais melhorias por todo o estado”, comentou Dinis Pinheiro.

Durante o encontro, foi apresentado para os gestores da Zona da Mata, o site “oiprefeito.com.br”, ferramenta desenvolvida pelo deputado federal Rodrigo de Castro, para facilitar o dia a dia dos gestores municipais, contribuir com o desenvolvimento dos municípios e bem estar das pessoas.

Palestras

O quarto dia do Seminário de Gestor Municipal: novas conquistas para os municípios teve o como tema, Marketing, Comunicação Governamental e Pesquisa de Opinião, Recursos Federais não reembolsáveis para Prefeituras e Mecanismos de viabilização de recursos para os municípios.

Para debater os temas, os professores Carlos Alexandre Gonçalves da Silva, Rodrigo Mendes Ribeiro e Roberto Amaro Sobrinho, foram convidados para um bate papo com os prefeitos. O objetivo é oferecer mecanismos que ajudem gestores mineiros a se tornarem mais aptos a captar recursos dos Governos Estadual e Federal.