O deputado Rodrigo de Castro foi um dos 513 deputados federais empossados neste domingo para a 55ª legislatura (2015-2019). Durante a cerimônia, coube ao parlamentar mais velho entre os que possuem maior número de mandatos, deputado Miro Teixeira (Pros-RJ), a tarefa de presidir a sessão preparatória de posse dos eleitos. Teixeira dividiu com outros parlamentares da Mesa Diretora o dever de chamar o nome dos eleitos e de tomar deles o compromisso de “defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”. Um a um, os parlamentares presentes, entre eles Rodrigo de Castro, ratificaram o compromisso dizendo “assim o prometo”.

Para Rodrigo de Castro o início do seu terceiro mandato será marcado, junto aos colegas de oposição, na defesa do povo brasileiro, contra os abusos e os absurdos que o atual governo vem praticando ao longo de 12 anos de gestão petista. “Vamos lutar pela população e defendê-la desses abusos cometidos pelo Governo Federal. Estamos assistindo uma crise energética sem precedentes, corrupção na Petrobras nunca vista e o arrocho fiscal promovido pela presidente. Estou muito animado; pronto para trabalhar pelos brasileiros e, especialmente, pelos 293 mil mineiros que me fizeram chegar até aqui, novamente“.

Entre os que tomaram posse, 289 são deputados reeleitos, 26 já tiveram mandato em algum momento e 198 são novos deputados – que chegam à Câmara Federal pela primeira vez.  Isso quer dizer que a 55ª legislatura se inicia com a renovação de 43,7% dos deputados. A grande maioria dos eleitos é homem (462), possui ensino superior completo (410) e tem entre 51 e 60 anos (187). Há predomínio de brancos (80,1%), com 15,8% de pardos e apenas 4,1% de negros. As mulheres representam 10% da Casa – 51 deputadas.

Conheça a Biografia do deputado federal Rodrigo de Castro, saiba mais sobre seu trabalho parlamentar, suas atividades junto aos municípios do seu estado, ações e cargos no PSDB e seus projetos em diversas áreas de atuação, especialmente nas áreas da saúde, educação e desenvolvimento social.

 

Com informação da Agência Câmara Notícias