No último dia 17,em visita à cidade, o deputado federal Rodrigo de Castro anunciou que os hospitais São Sebastião e São João Batista receberão, a partir de agora, R$ 150 mil a mais em investimentos mensais do governo estadual. No total, serão mais de R$ 1,8 milhão destinados às duas unidades hospitalares da cidade, todos os anos, além do que já era normalmente enviado. O anúncio foi feito em cerimônia extraoficial no plenário da Câmara Municipal e contou com a participação de autoridades, médicos e membros da sociedade civil.

A destinação de mais verba para a saúde é um pleito dos hospitais do município. Atualmente, os custos das internações e dos procedimentos médicos excedem os valores recebidos pelas unidades hospitalares. Segundo Rodrigo de Castro, havia uma defasagem entre os valores recebidos por Viçosa em relação a outros municípios. “Algumas cidades, às vezes até menores do que Viçosa, recebiam mais na área da saúde”, disse o deputado.

Rodrigo de Castro informou, ainda, que a verba conquistada para Viçosa é fruto de um trabalho de três anos, que teve o apoio dos secretários de Estado, Danilo de Castro, e de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge, e do governador Antonio Anastasia. O esforço envolveu diversas reuniões e conversas com representantes de outros municípios. Para que Viçosa tivesse uma fatia maior da verba destinada à saúde, foi preciso alterar o destino de todos os recursos da área em Minas Gerais.

É bom relatarmos que a grande dificuldade era fazer com que todos os municípios de Minas concordassem, pois eles acabariam perdendo um pouco de recursos. Ninguém quer perder, mas nós fizemos um trabalho de articulação muito grande”, finaliza Rodrigo de Castro.

Para o diretor administrativo-financeiro da Prominas, Roberto Andrade, Viçosa dá um grande passo na área da saúde. “Essa é, sem dúvida alguma, a notícia mais importante da saúde para a cidade nos últimos tempos, porque ela faz um reajuste na tabela de que tantos os hospitais precisavam.”

Com a nova Autorização de Internação Hospitalar (AIH) recebida pelo município, o sistema de saúde será melhor remunerado e mais internações e cirurgias poderão ser realizadas. A AIH é o documento hábil para identificar o paciente e os serviços prestados sob regime de internação hospitalar e fornecer informações para o gerenciamento do Sistema Único de Saúde (SUS). É através deste documento que hospitais, profissionais e serviços auxiliares de diagnose e terapia (SADT) se habilitam para receber pelos serviços prestados na área.