Senhor Presidente, senhoras e senhores Parlamentares.

 

Foi inaugurado em Belo Horizonte, nesta terça-feira (27/08) o Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB, que será mais um espaço a compor o Circuito  Praça da Liberdade, o maior complexo cultural do país, idealizado ainda no governo de Aécio Neves e tendo continuidade no governo de Antonio Anastasia que é entusiasta e incentivador dos valores históricos e  culturais de Minas Gerais.

Com investimentos de R$ 37 milhões para reforma, restauro e aquisição de mobiliário e equipamentos, o CCBB-BH abrigará 1.200 metros quadrados de área para exposição, teatro com 270 lugares, sala multimeios, sala de programa educativo, cafeteria, lanchonete, loja de produtos culturais e área administrativa. Nessa primeira etapa, serão 8.000 m² abertos ao público, e mais 4.000 m² na segunda fase, totalizando 12.000 m² de área construída.

O Circuito Cultural Praça da Liberdade passa por um processo de expansão que alia a modernidade ao resgate da história de Minas Gerais. Atualmente, o local já abriga nove espaços e até o fim de 2014 serão doze, entre, museus históricos, artísticos e temáticos, centros culturais, bibliotecas e espaços para oficinas, cursos e ateliês. Os três últimos espaços estão em processo de implantação: a Casa Fiat de Cultura, o Inhotim Escola e o Museu do Automóvel.

Com estas ações de fomento a cultura, Minas Gerais, mais uma vez, se destaca pela capacidade administrativa de seus gestores públicos.

Obrigado.