Nos dias 28 a 30 de novembro, a equipe da ONG Humanizarte percorreu nove escolas belo-horizontinas para entregar aos 500 alunos os certificados de conclusão da primeira fase do curso do projeto ArtEducação Digital, que tem como principal objetivo a inclusão e a educação por meio da arte.

De acordo com o idealizador do projeto e presidente da ONG Humanizarte, Marcelo Andrade, as aulas são ministradas em horários alternativos e por professores especializados em técnicas digitais como vídeo, fotografia, animação e edição. “O projeto é patrocinado pelas secretarias de estado da Cultura e Educação de Minas Gerais e quem deu a ideia e lançou o desafio de fazermos uma edição em Belo Horizonte foi o deputado Rodrigo de Castro. Sua jovialidade, visão e atenção aos jovens fez com que o ArtEducação chegasse às escolas da capital”.

Para Rodrigo de Castro, grande incentivador e admirador do ArtEducação Digital, o conhecimento aliado à arte é uma das grandes possibilidades que o jovem tem para se inserir, socializar e até mesmo conquistar grandes oportunidades de trabalho. “Essa ideia, essa concepção fortalece a integração da arte, cultura e ação social. Permite aos jovens e à sua comunidade o estímulo ao aprendizado e chances para o mercado de trabalho”.

Estiveram presentes nas entregas dos certificados a equipe do Humanizarte (Marcelo Andrade, Virgínia Aguiar e Renata Maciel), diretores das escolas, professores, alunos e familiares, a sub-secretaria de estado da Educação, Sônia Andére, e o sub-secretário da Regional do Barreiro, Wanderley Porto.

Escolas participantes ArtEducação Digital – Edição BH:
Escola Estadual Paulo Diniz – Gameleira
Escola Estadual Maurício Murgel – Nova Suíça
Escola Estadual Aurino Morais – Barreiro de Baixo
Escola Estadual Juca Pinto – Universitários
Escola Estadual Afrânio Melo Franco – Santa Mônica
Escola Estadual Pandiá Calógeras – Gutierrez
Escola Estadual Pedro Franca – Olhos D’Água
Escola Estadual Álvaro Laureano Pimentel – Barreiro de Cima
Escola Estadual Menino Jesus de Praga – Venda Nova