Secretarias Municipais de Segurança Pública já podem firmar convênios com cartórios de todo país para a emissão de documentos como carteira de identidade, de motorista e CPF. A novidade vale para a Polícia Federal também no caso dos passaportes.

Quem viaja muito pelo interior, como eu, sabe quanto uma mudança como essa pode facilitar a vida das pessoas que vivem longe dos locais que tradicionalmente emitem esses documentos.

Em muitos casos, são horas de viagem, dias de trabalho perdidos, sem falar, nos gastos com o deslocamento e alimentação e, às vezes, até com hospedagem.

O Brasil tem atualmente mais de sete mil e oitocentos cartórios de Registro Civil e estão em todos os municípios do país. Esse número dá a dimensão de como o atendimento à população poderá melhorar.

Eu, como alguém que viaja há muitos anos pelo interior de Minas e do Brasil, sei da facilidade que isso pode trazer e serei um incentivador para que os municípios firmem os convênios com os cartórios. Em todos os casos, haverá fiscalização do Poder Judiciário.

Fico satisfeito de ver a tecnologia facilitando a vida das pessoas. É muito bom quando utilizamos os meios digitais para garantir mais facilidade para o cidadão, com segurança para todos e, inclusive, com redução de gastos.

Acredito que estamos no caminho certo!