Pronunciamento feito pelo Deputado Federal Rodrigo de Castro, PSDB/MG.

Senhor Presidente, senhoras e senhores Parlamentares.

Projeções recentes do IBGE mostram que já somos mais de 200 milhoes de brasileiros. Este é um número impressionante, muito mais do que comemoração inspira reflexões. Ainda segundo o IBGE a população  economicamente  ativa é de   70% da população brasileira, aqueles com idade entre 15 e 65 anos, entre a adolescência e a aposentadoria.

Nestes últimos anos vivemos um período de janela demográfica fenômeno em que a população ativa é maioria em termos percentuais, fato que se constitui em oportunidade de  mais crescimento e mais desenvolvimento.

Em breve, em 2022, o envelhecimento dos brasileiros já estará tão avançado que o propoção dos inativos reassumirá a tendência de alta.

Nos últimos dez anos perdemos a oportunidade da conjugação de três importantes e únicos fenômenos: crescimento econômico mundial, estabilidade econômica interna e janela demográfica favorável.

Hoje o que vivenciamos é o baixo crescimento, pouco investimento em infraestrutura, e assistimos a degradação dos indicadores da economia, caos e abandono na saúde totalmente sucateada  e a educação com índice baixíssimo  de qualidade.  Além de toda essa herança do PT  nós assistimos o estreitamento da janela demográfica . Enquanto Lula adotava o tom ufanista e a presidente a retórica populista e raivosa o Brasil vivencia a fábula da cigarra e da formiga.

Muito obrigado.