Categoria: Destaque

Rodrigo de Castro e Anastasia defendem um novo tempo para Minas

Esperança na reconstrução de Minas. Esse foi o sentimento que tomou conta do lançamento da pré-candidatura do senador Antonio Anastasia ao Governo de Minas na tarde de segunda-feira (14/05), em Contagem. O deputado federal Rodrigo de Castro participou do evento, ao lado de outras 3 mil lideranças de todas as regiões do estado.

“É muito empolgante ver a animação dos prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças que vieram de várias cidades, muitas bem distantes, para demonstrar sua confiança no trabalho do senador Anastasia. Eles sabem que ele é a pessoa correta para colocar Minas nos trilhos novamente e mudar essa situação tão triste em que se encontra nosso Estado”, afirmou o deputado.

Durante o encontro, Anastasia respondeu a perguntas de representantes de setores da sociedade civil e falou de diversos temas que afligem os mineiros, como segurança, educação, assistência social e saúde.

“Há centenas de prefeitos aqui, vereadores e lideranças que estão preocupadíssimos, no mais alto grau, com situação em que se encontra Minas Gerais nas suas políticas públicas porque, em última instância, quem sofre é o cidadão, é o povo”, ressaltou o senador Anastasia.

Rodrigo de Castro e Anastasia também falaram dos graves problemas que os municípios mineiros vivem em função dos atrasos nos repasses por parte da atual administração e da falta de parceria.

“A dívida com as prefeituras passa de R$ 5 bilhões, o que impede os prefeitos de oferecerem os serviços que a população precisa. A presença de mais de 400 prefeitos aqui hoje mostra que eles reconhecem o trabalho conjunto que foi feito no governo Anastasia e a esperança de que essa forma de administração volte para Minas Gerais. Nossos municípios e nossa gente merecem um futuro diferente”, destacou Rodrigo.

Assista ao pronunciamento do senador Anastasia: https://bit.ly/2ImBnwr

 

Subestação de energia do Hospital São João Batista entra em funcionamento

O Hospital São João Batista, em Viçosa, ganhou um importante reforço no fornecimento de energia elétrica. A subestação, conquistada pelo deputado federal Rodrigo de Castro e por seu pai, ex-secretário de Governo, Danilo de Castro, entrou em funcionamento e garantiu autonomia para a instituição.

“Quem acompanha meu trabalho sabe da minha dedicação à saúde e, em especial, em Viçosa, minha terra natal. Sei que a situação dos hospitais é difícil, e acredito que, uma conquista como a subestação de energia, é realmente muito importante. Fico muito feliz de ter contribuído”, afirmou.

O diretor administrativo do Hospital São João Batista, Sérgio Pinheiro, explicou a importância do novo equipamento para a instituição.

“Agora temos energia suficiente para incrementar o atendimento no hospital. Já estávamos no nosso limite de carga. A partir deste momento, estamos com mais segurança graças ao deputado Rodrigo de Castro e a Danilo de Castro”, explicou.

A parceria de Rodrigo e Danilo com o Hospital São João Batista é antiga.  Anualmente são destinadas emendas parlamentares e convênios que já garantiram a aquisição de importantes equipamentos, como os do CTI, setor de hemodiálise, geradores de oxigênio, entre outros.

Segurança de Guiricema recebe reforço de nova viatura

O deputado federal Rodrigo de Castro esteve com o prefeito Ari Lucas, em Guiricema, no dia 5 de maio, para a entrega de uma viatura 0 km para a cidade.  A segurança da cidade também recebeu reforço de novos policiais, aumentando o efetivo de quatro para cinco.

“Só posso falar da minha satisfação em contribuir com a segurança de Guiricema. Sei que esse é um problema que aflige todas as famílias, mesmo nos municípios menores. Fico feliz então de poder, de alguma forma, contribuir para que todos tenham mais tranquilidade”, afirmou.

O prefeito Ari Lucas também comentou da importância dos reforços. “Agradeço ao deputado Rodrigo pelo trabalho e pela dedicação à nossa cidade. Com certeza, será de grande importância para nós”.

 

Agricultura de Araponga recebe retroescavadeira

O deputado federal Rodrigo de Castro esteve na cidade de Araponga, no dia 5 de maio, para a entrega de uma retroescavadeira, adquirida com recursos de uma emenda parlamentar de autoria dele junto ao Ministério da Agricultura.

“Sei da importância da atividade agrícola para a cidade e fico muito feliz de poder dar essa contribuição para famílias de um município tão querido. Agradeço ao prefeito Henrique pela parceria, que tem garantido tantas conquistas para Araponga”, destacou.

A entrega foi acompanhada ainda pelos vereadores José Eustáquio, Ailton Batista, José Carlos, Léo, Tulim, Élson, Chagas Abreu e Zé Almiro, e pelo vice-prefeito Vandinho do Miguel.

 

Rodrigo de Castro entrega trator para a cidade de Guarani

O deputado federal Rodrigo de Castro esteve em Guarani no dia 30 de abril para fazer a entrega de um trator agrícola, fruto de emenda parlamentar de autoria dele junto ao Ministério da Agricultura.

Segundo o prefeito Paulinho Neves, o novo equipamento será de grande utilidade para a cidade e vai facilitar muito o trabalho na zona rural.

Durante a visita à cidade, o deputado participou ainda da abertura da Exposição Agropecuária e do concurso leiteiro de Guarani. Foi recebido pela vice-prefeita Gilcéia, pelo presidente da Câmara Alexandre, e pelos vereadores Djalma e Totonho, além do prefeito Paulinho Neves.

Viçosa terá ampliação no transporte público com obras viárias

É com muita alegria que vejo, mais uma vez, meu trabalho em Brasília se concretizando em melhorias para a vida das pessoas. Desta vez, as conquistas chegam para o bairro Nova Viçosa. Com emendas de minha autoria, a Prefeitura está com licitação aberta para obras de asfaltamento que irão garantir mais conforto e segurança, especialmente na questão do transporte, já que os ônibus poderão circular por novas ruas. Leia mais sobre o que será feito com esses recursos na matéria produzida pela Rádio Montanhesa: http://https://bit.ly/2HgNNou.

 

Toledo recebe retroescavadeira adquirida por emenda do deputado Rodrigo de Castro

O deputado federal Rodrigo de Castro esteve na cidade de Toledo, no Sul de Minas, na última sexta-feira (16/02) para a entrega de uma retroescavadeira que foi adquirida pela prefeitura com recursos de emenda parlamentar. Ao lado do prefeito Donizeti, ele falou da importância que o novo equipamento terá para a cidade, especialmente para a agricultura.

Fico extremamente satisfeito ao fazer essa entrega porque sei da importância do trabalho do agricultor para a cidade de Toledo e vejo que o apoio a essa atividade é uma das prioridades do prefeito Donizeti, do vice Cidinho e dos vereadores”, destacou Rodrigo.

O prefeito agradeceu ao deputado e falou da importância que a retroescavadeira terá para a cidade e para a região.

Agradeço de coração. É um presente muito bem vindo e que vai ajudar demais todos nossos produtores rurais”.

Rodrigo de Castro intermedia acordo entre a cidade de Extrema e o Governo de São Paulo para preservação ambiental

O deputado federal Rodrigo de Castro foi o responsável pelas negociações entre a Prefeitura de Extrema, no Sul de Minas, e o Governo de São Paulo num projeto que prevê a integração de políticas ambientais que visam a preservação das águas na região da Serra da Mantiqueira.

Extrema é exemplo para todo país com seu projeto Conservador das Águas que, desde 2005, implantou medidas inéditas que resultaram no aumento da  cobertura  florestal  nas  sub-bacias  hidrográficas e  redução dos  níveis  de poluição, entre outros. Fico muito orgulhoso de fazer essa aproximação entre o prefeito João Batista e o governador Geraldo Alckmin e ver que essas ações poderão ser expandidas para várias outras cidades“, destacou o deputado.

Conheça mais detalhes sobre as negociações entre a Prefeitura de Extrema e o Governo de São Paulo, nesta matéria produzida pelo jornal Estado de Minas:  http://bit.ly/2CrK5Sj

Novo sistema de distribuição de remédios do SUS trará melhorias

Uma mudança no sistema de gerenciamento dos medicamentos do SUS promete melhorar a distribuição de remédios. Todo a administração será feita, a partir de agora, de maneira on line.

A novidade promete otimizar os recursos aplicados para esse fim e deve ser rapidamente adotada por todos os prefeitos. Faço aqui um alerta: as cidades que não começarem a utilizar a nova ferramenta em noventa dias ficarão sem o repasse para a compra dos medicamentos.

O novo sistema integra todas as informações como distribuição, estoque e vencimento dos remédios, de forma que será possível buscar em determinada cidade um remédio que esteja sobrando para a entrega em outro município que tenha falta.

Um projeto piloto obteve uma economia de 30%, o que permitirá mais investimento na compra de novos medicamentos, ampliando o número de pacientes atendidos.

A estimativa é que se essa economia for replicada em todo o país, a cada ano, mais  de R$ 1,5 bilhão pode ser revertido em medicamentos para a população.

Antes da informatização do sistema, apenas 20% dos dados chegava ao Ministério da Saúde por meio digital. O restante das informações chegava por planilhas ou por telefone.

Sem dúvida é o tipo de iniciativa que precisamos em nossa gestão pública para garantir mais economia, eficiência e melhor atendimento à população.

O valor gasto com a compra de medicamentos é muito alto e toda ferramenta que traga mais controle a ele deve ser celebrada.

Volto a chamar a atenção dos prefeitos para que mobilizem suas equipes de saúde para instalar o novo sistema e começar a utiliza-lo o mais rápido possível para não haver risco de suspensão no repasse dos recursos.

A perspectiva de melhoria na distribuição dos medicamentos me deixa muito animado.

 

Rodrigo de Castro comemora inclusão de 81 municípios mineiros na área da Sudene

O deputado federal Rodrigo de Castro (PSDB/MG) comemorou, na noite desta terça-feira (31/10), a aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 76/07, que inclui na área de abrangência da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) mais 84 municípios, dos quais 81 em Minas Gerais e três no Espírito Santo.

A inclusão corrige uma distorção histórica, já que essas cidades têm características semelhantes às que eram atendidas pela Sudene, mas não contavam com os mesmos benefícios, como acesso a linhas de crédito especiais, incentivos fiscais e recursos do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FNDE).

“São municípios do leste de Minas, uma área que há muito tempo sofria por não pertencer à área da Sudene e que agora foram incluídos. Quero dar os meus parabéns aos prefeitos que tanto lutaram para que isso tornasse realidade. Estamos fazendo justiça às cidades que sofrem com a seca, com as diferenças com relação a outras regiões e que, agora, viverão uma nova etapa”, definiu o deputado.

A proposta tramitava na Câmara dos Deputados desde 2007 e o deputado Rodrigo de Castro, juntamente com os prefeitos, trabalhou muito pela aprovação do projeto.

A Sudene foi criada em 1959, com o objetivo de promover e coordenar o desenvolvimento da região da região Nordeste do Brasil. O órgão já atende a 168 municípios de Minas Gerais e 26 do Espírito Santo.

O Projeto de Lei Complementar segue agora para votação no Senado.

Veja aqui as cidades que foram incluídas: http://bit.ly/2gUxwqa

http://