Os municípios mineiros alcançaram uma significativa melhora no Ranking da Transparência, divulgado pelo Ministério Público Federal (MPF). Entre os principais destaques estão as cidades de São Domingos do Prata e Santa Bárbara, que saíram de 0,5 e 3,4, respectivamente, para a nota máxima, 10. Ao lado de Areado e Rio Doce, ocupam agora as primeiras colocações em Minas Gerais.

Acho muito importante estimularmos as prefeituras a divulgar suas informações com total transparência para que a população possa acompanhar de perto tudo que acontece nas administrações municipais. Diante disso, parabenizo o prefeito de São Domingos do Prata, Fernando Rolla, e o prefeito de Santa Bárbara, Leris Braga, pelo excelente trabalho, reconhecido também pelo Ministério Público”, destacou.

Essa é a segunda avaliação divulgada pelo MPF. No primeiro levantamento, divulgado em dezembro de 2015, nenhum dos 853 municípios mineiros obteve nota máxima. Agora, a nota das prefeituras mineiras passou de 3,06 para 4,02.

O Ranking da Transparência avaliou 5.567 municípios, sendo que as 853 mineiras participaram do levantamento. A avaliação levou em conta a divulgação de itens como salários de servidores, diárias, cópias de contratos, licitações, empenhos, entre outros. A análise mensura o grau de cumprimento de leis referentes à transparência no Brasil, numa escala que vai de zero a dez.

A listagem completa com a nota de todos os municípios está disponível por meio do portalwww.rankingdatransparencia.mpf.mp.br. O principal objetivo do projeto é fiscalizar o cumprimento das leis de transparência pelos entes políticos e incentivar a publicidade na Administração Pública e o controle social das receitas e despesas, a fim de prevenir a prática de corrupção.