O projeto Parque da Liberdade propõe a ampliação do Circuito Cultural e mais lazer para a família

praça-parque-da-liberdade-rodrigo-de-castro-projeto-circuito-cultural-deputado-federal

A Praça da Liberdade é patrimônio histórico de Belo Horizonte. O espaço, projetado para abrigar o poder executivo, foi inaugurado no final do século XIX, juntamente com a fundação da capital mineira. O complexo paisagístico e arquitetônico da praça é, hoje, um dos cartões postais mais belos da cidade e se tornou ponto de encontro de moradores e visitantes. Desde 2010, o Circuito Cultural da Praça da Liberdade fez da praça o maior complexo cultural do país e um ousado projeto pretende transformá-la no maior centro cultural da América Latina.

O projeto Parque da Liberdade, proposto pelo deputado federal Rodrigo de Castro ao Governo de Minas, sugere a remoção de todo o trânsito existente para trincheiras subterrâneas, a substituição das ruas por jardins que alcancem os prédios do patrimônio histórico, dando uma dimensão mais ampla ao Circuito Cultural Praça da Liberdade, e a união da praça às edificações das secretarias, Biblioteca Pública e Palácio da Liberdade.

A ideia, de acordo com o deputado, é maximizar a apropriação da área pelos pedestres e, ainda, multiplicar suas funções multiuso, com o objetivo de criar o maior complexo de lazer e cultura do país. O projeto prevê a construção de trincheiras na Avenida Bias Fortes, entre o Palácio da Liberdade e a Praça da Liberdade, iniciando-se na esquina da Rua da Bahia, destinando o trânsito para Avenida Brasil, na esquina com a Rua Sergipe, e tendo outra vertente na Avenida Cristóvão Colombo.

Haveria, ainda, a possibilidade de escoamento do sistema de transporte público também por vias subterrâneas, com a opção de implantar uma estação de ônibus no complexo do parque. “Toda a requalificação do sistema viário da região favoreceria a dinâmica do trânsito, evitando, assim, permanentes congestionamentos nas vias, como acontece hoje”, ressalta Rodrigo de Castro. Pelo projeto inicial, as trincheiras seriam construídas no centro das avenidas, permitindo a circulação pelas laterais e gerando maior fluidez ao tráfego.

Veja as mudanças com a criação do Parque  da Liberdade

Clique aqui e veja mais fotos do projeto  

O Circuito Cultural Praça da Liberdade

O Circuito Cultural Praça da Liberdade foi criado em 2010 após a transferência da sede do Governo de Minas para a Cidade Administrativa. Os s prédios das secretarias foram adaptados para abrigar museus e espaços culturais, com opções interativas e abertas ao público.

Hoje, são onze espaços e museus em funcionamento: Arquivo Público Mineiro, Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Centro de Arte Popular Cemig, Centro Cultural Banco do Brasil, Espaço do Conhecimento UFMG, Horizonte Sebrae – Casa da Economia Criativa, Cefar Liberdade, Memorial Minas Gerais Vale, Museu das Minas e do Metal, Museu Mineiro e Palácio da Liberdade. Outros três estão em processo de implantação: a Casa Fiat de Cultura, CENA e o espaço Oi Futuro.

Quer saber qual é a programação do Circuito Cultural Praça da Liberdade? Clique aqui.