O deputado Rodrigo de Castro apresentou nesta quinta-feira (09/07) ao senador Antonio Anastasia, em Brasília, a sugestão de uma emenda que visa a continuidade do setor moveleiro entre os beneficiados com a desoneração da folha de pagamentos. Pela proposta do deputado, as empresas fabricantes de móveis serão incluídas nas regras de exceção, que contribuirão à alíquota de 1% (um por cento) do seu faturamento bruto anual. O objetivo de Rodrigo de Castro é incentivar as atividades da indústria moveleira, a manutenção e geração de empregos, ao evitar um aumento de impostos.

“É uma sugestão minha para que o senador Anastasia apresente medidas que favoreçam o polo moveleiro da Zona da Mata. Precisamos defender os empregos das cidades de Tocantins, Ubá, Guidoval, Rodeiro, Divinésia, Visconde do Rio Branco, São Geraldo e tantas outras. Vamos trabalhar juntos nessa batalha”, afirmou o deputado durante o encontro.

O governo federal, na tentativa de reequilibrar suas contas, enviou ao Congresso Nacional um projeto de lei que aumenta os impostos cobrados de alguns setores. Os fabricantes de móveis haviam sido incluídos no benefício da desoneração fiscal em 2012 e, agora, pela proposta do atual do governo, perderia este benefício. O projeto está em tramitação no Senado.

O senador Antonio Anastasia acolheu a sugestão do deputado Rodrigo de Castro e garantiu empenho para a aprovação da emenda.

“Agradeço a iniciativa do deputado pela sugestão de uma emenda para tratar de um assunto tão importante para o polo moveleiro de Ubá, que é conhecido não só em Minas, mas em todo Brasil. Vamos trabalhar pela aprovação dessa emenda que vai melhorar a carga tributária do polo moveleiro de Ubá, que continuará sendo um grande sucesso em Minas e no Brasil”, destacou.

Os fabricantes de móveis passam por um momento de dificuldades, devido à crise econômica brasileira. Com o desemprego e a inflação em alta, as pessoas adotam uma postura de cautela e evitam fazer compras de produtos mais caros e que necessitam geralmente de financiamentos.

“Temos visto muitas fábricas adotando férias coletivas e até mesmo demitindo em função das dificuldades que vivem. Além disso, o comércio dessas regiões já sente fortemente o reflexo da baixa atividade econômica. Temos que tentar reverter esse quadro e impulsionar esse setor que é tão importante para a nossa região e que gera tantos empregos”, afirmou.

Confira o vídeo da entrega da sugestão ao senador Antonio Anastasia.

Confira o pronunciamento feito pelo deputado Rodrigo de Castro, no dia 09 de junho, denunciando a crise no polo moveleiro de Ubá: https://bit.ly/1QmhW4r

Leia a íntegra da emenda sugerida pelo deputado Rodrigo de Castro para o senador Antonio Anastasia.: Emenda

Sem título